Origem
Não se sabe ao certo a origem da ciranda. A maioria dos pesquisadores, segundo Severino Vicente da Silva, acreditam que a dança surgiu na Europa (em Portugal mais precisamente). Outros historiadores acreditam que teve origem no Brasil, a partir da observação do movimento das ondas, pelos pescadores. Eles criaram uma dança tentando imitar esses movimentos.
Nos primórdios, o ambiente de apresentação restringia-se aos locais populares, junto às praias, nos terreiros das tabernas, nas ruas, ... Os participantes eram basicamente trabalhadores rurais, pescadores, operários de construção, biscateiros, entre outros. A dança da ciranda foi criada em 1553 quando os portugueses foram para o Brasil.
Ciranda
Significado da palavra
Etimologicamente, a palavra “ciranda” foi alvo de muitas interpretações. Para o padre Jaime Diniz, pioneiro no estudo do tema, ela é proveniente do vocábulo espanhol Zaranda, que é um instrumento de peneirar farinha daquele país e que teria evoluído da palavra árabe Çarand, como afirma Caldas Aulete no seu Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa.
A Ciranda é a mais simples de todas as danças populares. Não requer prática, nem habilidade. Seu ritmo lento e suave permite também a participação de pessoas idosas e atrai crianças pela facilidade e singeleza. Dando oportunidade de expressão corporal até aos mais tímidos.
Ciranda-Instrumento Musical